Juma, Jove e Dove

Campanhas nacionais começam a descobrir o poder do product placement: Ao invés de esperarem até o intervalo comercial, marcas impactam espectador durante as cenas, sem interrupções abruptas e sem tirar a beleza da obra.


Juma Marruá (Alanis Guillen) utilizando "Dove: Poder das Plantas" em cena da novela Pantanal (2022) | Reprodução: Rede Globo

Juma e Jove tomaram banho juntos na novela Pantanal, mas quem virou notícia foi “Dove: Poder das Plantas”, o produto que envolveu a juba da Juma, uma das personagens que mais se destacam na trama, remontada pela Globo em 2022.


Apesar de esse tipo de ação – conhecida mundialmente como Product Placement (colocação/exibição de produto) e popularmente, chamado por aqui de merchandising (mercadoria) – não ser uma novidade em grandes produções Hollywoodianas e séries de grande audiência nos streamings, aqui no Brasil ainda é bastante incomum, já que o mercado publicitário nacional é um dos mais fortes do mundo e tende a preferir outras mídias com impactos mais evidentes e diretos, como TV e Internet, não raramente com convite à ação, à conversão de vendas, coisas menos condizentes com a mídia cultural.


Além da grande visibilidade que esse tipo de mídia cultural proporciona, outras vantagens acabam pesando para que empresas optem por esse tipo de mídia que contempla produções culturais como a novela Pantanal.


No caso da novela o custo foi significativo, estima-se que a Dove investiu mais de R$ 5 milhões nessa única aparição, por se tratar de uma inserção no principal produto da emissora e mesmo que, com essa monta, a marca conseguisse patrocinar sozinha um longa metragem nacional, com seus produtos espalhados por todas as cenas, devido ao alcance e impacto no público focado, o investimento na cena da novela acaba valendo muito mais a pena do que um simples vídeo comercial com custo estimado em torno de BRL 1 milhão para produzir / filmar, mas que paga, em média, cerca de BRL 500 mil por cada vez que surge na tela, algo em torno de BRL 750 mil no intervalo da “novela das nove” da Globo, sem gerar a mesma repercussão que produtos culturais, como o novela Pantanal, gera. Na novela milhões de espectadores estão de olho na tela, enquanto nos intervalos comerciais, boa parte está na geladeira, banheiro e outros afazeres.


Na agência La Fourmi sua empresa também pode conhecer os benefícios do product placement, de acordo com a disponibilidade de investimento, em outras abordagens e mídias culturais como cinema, teatro, projetos educacionais, espetáculos musicais, festivais de música e muitos outros que interajam diretamente com seu público pretendido.


Com equipe de roteiristas e articuladores culturais especializados em cada uma dessas expressões, La Fourmi promove a curadoria ativa, buscando projetos culturais, artísticos e educacionais que mantenham interação profunda com o público pretendido pela sua empresa. Uma interação discreta e muito funcional.


 

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