top of page

Natura: Um case de marketing cultural, ambiental e social de sucesso

Show no espaço Casa Natura Musical, um tipo de marketing cultural que leva o público para interagir com a marca.
Show no espaço Casa Natura Musical, um tipo de marketing cultural que leva o público para interagir com a marca.

O Marketing Cultural é certamente uma das melhores estratégias de convencimento, influência de consumo e engajamento com o público pretendido, mas é também uma forma de comunicar intenções e princípios de marca.


Existem vários bons exemplos no mercado sobre isso. Por exemplo, há alguns anos a Natura, uma marca de cosméticos muito forte no mercado, se tornou especialista no marketing cultural, seja pela abordagem de mídia que gera relacionamento com seu público, seja por meio do relacionamento com seu público pretendido, através do patrocínio de eventos diversos e até da criação de um espaço próprio, a Casa Natura Musical, seja por meio de sua principal mensagem publicitária, a Natura Ekos, uma linha de produtos com apelo sustentável que norteia a comunicação de intenção da Marca.


Natura Musical:


Fachada da Casa Natura Musical na Rua Arthur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo - SP
Fachada da Casa Natura Musical na Rua Arthur de Azevedo, 2134, Pinheiros, São Paulo - SP

Atuando fortemente na cultura musical, a Natura descobriu um jeito de encontrar seu público de forma ultra segmentada, conseguindo comunicar as características e diferenciais de seus produtos, não para o todo, como a publicidade tradicional faz, mas em um espaço controlado em que as atrações artísticas são as grandes responsáveis por trazer ao espaço o público pretendido pela marca.


Apenas para exemplificar, a Natura possui diversas linhas de produtos, cada uma voltada a um público específico e através do marketing cultural a Natura consegue segmentar sua comunicação, aliando sua marca a artistas, eventos e espetáculos que comuniquem diretamente com os interesses desse público buscado. Assim, mantém sua marca relevante e interagindo de perto com um público muito diverso.


Esse exemplo explica, mas não restringe a atuação da marca. Porque a cultura tem uma capacidade ímpar de segmentar públicos. Existem projetos culturais que, através do alinhamento de interesses, consegue reduzir significativamente a variabilidade do público. Basta pensar, por exemplo, em um show do Roberto Carlos, um dos maiores ícones da música brasileira. Os ingressos são caros, logo, o público vem de um recorte social específico, com algumas exceções, é claro, mas por conta da longevidade do sucesso e do estilo musical do cantor, a faixa etária também gera um recorte, com predominância de uma faixa etária específica. Isso não é etarismo ou exclusão social, isso é apenas a compreensão de um comportamento humano e dessa forma é possível comunicar com um público específico, sobre uma linha específica voltada a esse público.


O mesmo vale, por exemplo, para encontrar pessoas mais alinhadas com os princípios sustentáveis, que são o público pretendido da linha de produtos Ekos, porque sabem valorizar a iniciativa e se sentem contemplados por uma preocupação da marca com a produção sustentável.


Natura Ekos:


Linha de produtos Natura Ekos, com essência de cacau.
Linha de produtos Natura Ekos, com essência de cacau.

Diferentemente da Casa Natura Musical e dos patrocínios culturais, Natura Ekos não serve pra divulgar produtos, pelo contrário, Ekos é a própria linha de produtos, porém, ela também comunica, nesse caso, comunica intenção.


Utilizando produtos naturais, extraídos através do manejo sustentável de florestas, a Natura produziu uma linha com centenas de produtos que vão desde sabonetes, até cremes hidratantes que, como características em comum, trazem óleos essenciais, extratos de plantas e embalagens mais sustentáveis. Com isso, a Natura comunica a intenção de ser sustentável, a intenção de valorizar a flora e as pessoas que trabalham no processo de extração desses ingredientes naturais. Consequentemente, consegue se alinhar, não apenas com um público mais crítico e qualificado, mas também com agentes de mercado, atraindo mais investidores e sendo incluída em índices especiais da bolsa de valores, que valorizam uma boa governança, ou, uma pegada de carbono mais baixa, para atrair investimento de fundos preocupados com o meio ambiente.

Linha de produtos Natura Ekos, com essência de Andiroba.
Linha de produtos Natura Ekos, com essência de Andiroba.

Por essas e outras a Natura é um case a ser observado e nos dá uma aula de comunicação cultural, pois, em uma simbiose perfeita, a Natura promove a cultura, enquanto a cultura promove a Natura. Branding de alto nível!


É a cultura da empresa ditando seus rumos e comunicando à sociedade não apenas a destinação e a qualidade dos produtos, mas também sua intenção produtiva.


O Marketing Cultural é para todos:


Não importa o tamanho da sua empresa, nem o setor em que ela atua, é sempre possível se valer das mídias culturais para interagir diretamente com o público pretendido, sejam consumidores, investidores, fornecedores, prestadores de serviço etc. De forma ultra segmentada, otimizando o uso dos recursos de comunicação e causando influência social profunda, através de uma mensagem que não interrompe, mas se agrega ao entretenimento cotidiano do público.


Quando você promove a cultura, a cultura promove sua marca.


Claro, nada disso é tão simples, mas a agência La Fourmi Cultural está pronta para te ajudar nisso, oferecendo desde sistemas de gestão de projetos, curadoria cultural para encontrar a melhor forma de encontrar o público ideal para sua marca e com equipe de criativos, redatores, roteiristas, produtores e diretores que cuidam dos seus projetos culturais para passar a melhor mensagem, do jeito mais interativo, para o segmento correto.


Parede vermelha e cinza

Fale com

La Fourmi

Envie uma mensagem com suas dúvidas.

Se preferir, envie um e-mail para:

  atendimento@LaFourmi.art.br 

bottom of page