PIEC 2: Mais uma edição que saiu do papel e ganhou o mundo

A 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico, ou, simplesmente, PIEC 2, para os íntimos, é um projeto com foco na economia circular e sustentabilidade através do incentivo da prática científica verde, desde o ensino fundamental.

Na segunda-feira, 05 de setembro, o prêmio chegou à metade do caminho. Encerrou-se o período de inscrições da 2ª edição e após uma minuciosa apuração, foi constatado que o prêmio cresceu de um ano para o outro, em média, 66% segundo a análise de 29 indicadores chave (KPIs) que utilizamos nesse projeto.


Lá em 2020/21, na primeira edição, a benV 360, realizadora do prêmio, mirou em um objetivo ousado, mesmo identificando durante o processo de benchmark, que prêmios semelhantes voltados para o reconhecimento científico, recebiam poucas inscrições, com a maioria oscilando entre 18 e 60 projetos por edição, mas sabia que o PIEC precisava ir além para ser notado no calendário escolar e para isso, objetivou-se naquele momento 100 projetos inscritos. Foram recebidas 104 inscrições, muito comemoradas.


Esse ano, com a 2ª edição, o comitê organizador do 2º PIEC precisou ser mais conservador, com o retorno gradual das aulas, se sabia do risco de baixa atividade escolar e por isso, repetir os 104 projetos alcançados na última edição foi o objetivo fixado, estava claro que o prêmio não se poderia retroceder, mas que condições objetivas da volta das atividades, turbinada pela alta evasão escolar e o déficit de aprendizagem no período, poderiam ser limitadores. Felizmente, não foram.

Para a surpresa de todos, apesar de todas as dificuldades para se conquistar patrocínios, por ainda não ser uma marca conhecida, o PIEC mostrou seu potencial e superou todas as expectativas, recebendo 165 projetos científicos, um acréscimo de 59% em relação à edição anterior.


Mais do que um prêmio, uma plataforma de expressar compromissos:


Além do justo reconhecimento, percebido principalmente devido ao retorno de boa parte das instituições que participaram da primeira edição, é possível creditar esse crescimento do prêmio à inteligência acumulada ao longo do 1º PIEC, permitindo uma campanha de comunicação mais assertiva e potente, com peças de comunicação vistas mais de 8 milhões de vezes, por cerca de 4 milhões de pessoas, um salto de 197% em relação ao ano anterior.


Números tão expressivos elevam o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico ao patamar das melhores mídias de declarações de intenções e compromissos com a educação, ciência e sustentabilidade, principalmente porque essa grande exposição se traduziu em 232% mais acessos às páginas do PIEC, que em seu primeiro ano, atraíram 7.716, passando para os atuais 23.130 acessos e com períodos de engajamento superiores a 5 minutos por sessão nas últimas semanas de inscrições. Números que podem facilmente serem turbinados com a chegada de novos apoiadores ou até de um patrocinador oficial.


Essa visibilidade fez com que os apoiadores da edição: Grupo Ambipar, Wise Plásticos S/A e #SomosTodosAmazônia fossem percebidos, não apenas por milhares de estudantes que crescerão admirando essas marcas e seus nobres objetivos sustentáveis, como também seus pais, gestores escolares e, principalmente, milhares de professores, responsáveis por cerca de 60% de todo o tráfego gerado pela campanha.


Próximos passos e legado do prêmio:


Ainda nessa edição, há muito trabalho pela frente. Nas próximas semanas jurados se debruçarão sobre esses projetos para avaliá-los e finalmente sabermos quem serão os grandes vencedores da 2ª edição do Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico.

Os próximos objetivos passam por mostrar para as empresas que o investimento nesse tipo de iniciativa traz resultados diretos e indiretos, ganho de reputação de marca e a possibilidade de encontrar soluções para problemas operacionais reais relacionados à economia circular e outras ações de sustentabilidade.

Os resultados da 2ª edição devem contribuir para esse entendimento e a chegada de novos parceiros nos ajudará a multiplicar a premiação, abrir novas categorias, desenvolver batalhas de conceitos (BoC), realizar eventos de premiação, distribuir mais laboratórios e espaços makers, aumentar a visibilidade da plataforma, criar uma grande feira para exibir os projetos destacados e, em breve, consolidar a prática científica verde como uma atividade comum e inerente ao ensino para estudantes desde a primeira infância.


Se os planos do PIEC se concretizarem, em poucos anos, atitudes sustentáveis serão mais óbvias do que andar para frente.

 

Junte-se a nós nesse desafio. Conheça os planos de apoio e contrapartidas do PIEC

atendimento@lafourmi.art.br

Parede vermelha e cinza

Entre em contato

Fale com

La Fourmi

Envie uma mensagem com suas dúvidas.

Se preferir, envie um e-mail para:

  atendimento@LaFourmi.art.br 

© 2022 by La Fourmi Cultural.

Trabalhamos incansavelmente pela Arte, Cultura e Educação

Uma empresa: