Anuncie como uma boneca: Barbie dá aula de publicidade nas salas de cinema
Esqueçam a bilheteria, Barbie já é o maior Product Placement da história. Aqui no papo de formigas já falamos sobre diversos casos de...
Um produtor cultural pode buscar até 400 empresas ou contatos, até conseguir um único apoio; Com La Fourmi as chances de sucesso se multiplicam à medida que outras empresas aderem à estratégia cultural.
Uma grande marca chega a analisar / receber mais de 1.000 propostas para cada projeto apoiado, resultando em 99% do esforço voltado para rejeição de propostas. A curadoria ativa do nosso formigueiro filtra essas propostas e entrega para analise as 10 a 20% mais compatíveis com os objetivos de cada marca.
O bureau La Fourmi utiliza mais de 80 critérios técnicos, comerciais e demográficos para analisar previamente (due diligence), pontuar e ranquear os projetos e seus respectivos roteiros.
Editais sazonais acabam por excluir projetos lançados em períodos distintos. O banco de projetos La Fourmi é um edital permanente que visa ter sempre o projeto ideal para as estratégias das marcas, a qualquer tempo.
Com uma pequena fração do orçamento de publicidade, é possível adotar de forma relevante a estratégia cultural como complemento das ações de marca. A melhor relação "retorno / investimento" gira em torno de 7,7% a.a. do orçamento de publicidade.
Através das leis de incentivo e fomento, é possível transformar até 20% dos impostos a recolher em IRPJ, ISS e ICMS, em investimento cultural e contrapartidas que vão desde ingressos cortesias e convites para eventos especiais, até mídias culturais de grande visibilidade.
A estratégia cultural d´La Fourmi consegue resolver, simultaneamente, dores de marcas e produtores culturais.
Se por um lado oferece curadoria criteriosa, segurança e melhores condições para marcas que desejam apoiar projetos culturais, artísticos e educacionais, aos produtores oferece captação e direcionamento do projeto a todas as marcas que possuem estratégia compatível com o proposto.
Em média, os filmes nacionais lançados no cinema, alcançam cerca de 143 mil espectadores. A média dos campeões nacionais é de 2,1 milhões de espectadores.
A estratégia cultural tem a possibilidade de segmentar públicos por idade, interesses, classe social e localidade, oferecendo mais assertividade à abordagem.
As mídias culturais tendem a ser mais acessíveis por alcance, além de terem a vantagem de impactar pessoas em momentos de foco.
O patrocínio de obras culturais confere relação impar com o público, por propor experiências prazerosas e deixando a venda em segundo plano.
A estratégia cultural é uma abordagem complementar à estratégia comercial e de marca. Através da cultura é possível, não apenas alcançar visibilidade em mídias nobres, como também criar estratégias de ativação e construção de tendências.
A mídia cultural é o canal ideal para a criação e fortalecimento de tendências. Figurinos, objetos de cena, cenários, trilha sonora. Tudo isso envolve e inspira comportamentos nos espectadores através do Product Placement.
La Fourmi Cultural concentra sua expertise em conectar marcas a projetos culturais, artísticos e educacionais que alcancem os públicos pretendidos.
Nosso repertório de serviços, incluindo a consultoria em projetos, a corretagem cultural e o programa ESG Cultural, torna a adoção da estratégia de responsabilidade sociocultural muito mais simples, fluida, assertiva e segura. Seja para o desenvolvimento de editais e projetos próprios ou pelo mecenato / patrocínio de iniciativas artísticas, culturais, educacionais e sociais.
Com uma estratégia moderna, La Fourmi não só capta recursos para as obras selecionadas do portfólio, como também realiza busca ativa, análise técnica e garante a entrega das contrapartidas e cumprimento de prazos dos projetos contratados pelas marcas parceiras.
Em 2019, mais de 176 milhões de pessoas foram aos cinemas no Brasil.
O cinema Nacional recebeu 24 milhões de espectadores em 2019, apenas 13,6% do total.
As salas de cinema faturaram aproximadamente 2,6 bilhões de reais em 2019. Apesar disso, apenas 328 milhões foram para filmes nacionais.
Em 2010, os filmes nacionais eram responsáveis por 19,1% da bilheteria. A queda de 5,5 p.p. em 9 anos representa uma perda de 9,7 milhões de ingressos, em 2019.
Na média geral, os filmes nacionais recebem 143 mil espectadores por obra.
De 2010 a 2019, 85 filmes nacionais bateram mais de 500 mil ingressos, entre eles, a média é de 2,1 milhões de espectadores por obra, com picos de até 12 milhões de espectadores.
Os dados do anuário da ANCINE mostram que em média, na primeira semana, os filmes nacionais levam 7,9 mil pessoas a cada sala de cinema em que são exibidos, contra 3 mil, em média, nas salas dos filmes internacionais.
Segundo a ANCINE, filmes internacionais são exibidos na primeira semana, em média, em 272 salas, enquanto que filmes nacionais estreiam, em média, com apenas 81 salas, três vezes menos.
La Fourmi deixa você por dentro das estratégias de marketing cultural e product placement adotadas pelas marcas.