O que faz uma gestora de patrocínios?
TENTATIVAS
400
Um produtor cultural pode buscar até 400 empresas ou contatos, até conseguir um único apoio; Com La Fourmi as chances de sucesso se multiplicam à medida que outras empresas aderem à estratégia cultural.
REJEIÇÃO
99%
Uma grande marca chega a analisar / receber mais de 1.000 propostas para cada projeto apoiado, resultando em 99% do esforço voltado para rejeição de propostas. A curadoria ativa do nosso formigueiro filtra essas propostas e entrega para analise as 10 a 20% mais compatíveis com os objetivos de cada marca.
ANÁLISE
80+
O bureau La Fourmi utiliza mais de 80 critérios técnicos, comerciais e demográficos para analisar previamente (due diligence), pontuar e ranquear os projetos e seus respectivos roteiros.
EDITAL
365
Editais sazonais acabam por excluir projetos lançados em períodos distintos. O banco de projetos La Fourmi é um edital permanente que visa ter sempre o projeto ideal para as estratégias das marcas, a qualquer tempo.
INVESTIMENTO
7,7%
Com uma pequena fração do orçamento de publicidade, é possível adotar de forma relevante a estratégia cultural como complemento das ações de marca. A melhor relação "retorno / investimento" gira em torno de 7,7% a.a. do orçamento de publicidade.
INCENTIVO FISCAL
-20%
Através das leis de incentivo e fomento, é possível transformar até 20% dos impostos a recolher em IRPJ, ISS e ICMS, em investimento cultural e contrapartidas que vão desde ingressos cortesias e convites para eventos especiais, até mídias culturais de grande visibilidade.
Ganha-Ganha
A estratégia cultural d´La Fourmi consegue resolver, simultaneamente, dores de marcas e produtores culturais.
Se por um lado oferece curadoria criteriosa, segurança e melhores condições para marcas que desejam apoiar projetos culturais, artísticos e educacionais, aos produtores oferece captação e direcionamento do projeto a todas as marcas que possuem estratégia compatível com o proposto.
A estratégia cultural apresenta a marca de uma forma nobre, sutil e elegante, dentro do contexto, sem interromper o espectador.
Proximidade
A estratégia cultural tem a possibilidade de segmentar públicos por idade, interesses, classe social e localidade, oferecendo mais assertividade à abordagem.
Custo x Benefício
Os longos períodos de exibição, tornam as mídias culturais mais efetivas, ao alcançar mais pessoas, por budget aplicado, durante muito mais tempo.
Notoriedade
O patrocínio de obras culturais confere relação impar com o público, por propor experiências prazerosas e deixando a venda em segundo plano.
Complemento
A estratégia cultural é uma abordagem complementar à estratégia comercial e de marca. Através da cultura é possível, não apenas alcançar visibilidade em mídias nobres, como também criar estratégias de ativação e construção de tendências.
Influência
A mídia cultural é o canal ideal para a criação e fortalecimento de tendências. Figurinos, objetos de cena, cenários, trilha sonora. Tudo isso envolve e inspira comportamentos nos espectadores através do Product Placement.
O que La Fourmi faz...
La Fourmi Cultural concentra sua expertise em conectar marcas a projetos culturais, artísticos e educacionais que alcancem os públicos pretendidos.
Nosso repertório de serviços, incluindo a consultoria em projetos, a corretagem cultural e o programa ESG Cultural, torna a adoção da estratégia de responsabilidade sociocultural muito mais simples, fluida, assertiva e segura. Seja para o desenvolvimento de editais e projetos próprios ou pelo mecenato / patrocínio de iniciativas artísticas, culturais, educacionais e sociais.
Com uma estratégia moderna, La Fourmi não só capta recursos para as obras selecionadas do portfólio, como também realiza busca ativa, análise técnica e garante a entrega das contrapartidas e cumprimento de prazos dos projetos contratados pelas marcas parceiras.
Fale com
La Fourmi
PÚBLICO
176,5 M
Em 2019, mais de 176 milhões de pessoas foram aos cinemas no Brasil.
FILMES NACIONAIS
13,6%
O cinema Nacional recebeu 24 milhões de espectadores em 2019, apenas 13,6% do total.
FATURAMENTO DO SETOR
2,8 bi
As salas de cinema faturaram aproximadamente 2,6 bilhões de reais em 2019. Apesar disso, apenas 328 milhões foram para filmes nacionais.
RECORDE
19,1%
Em 2010, os filmes nacionais eram responsáveis por 19,1% da bilheteria. A queda de 5,5 p.p. em 9 anos representa uma perda de 9,7 milhões de ingressos, em 2019.
MÉDIA DE PÚBLICO
143 K
Na média geral, os filmes nacionais recebem 143 mil espectadores por obra.
MÉDIA DOS CAMPEÕES
2,1 M
De 2010 a 2019, 85 filmes nacionais bateram mais de 500 mil ingressos, entre eles, a média é de 2,1 milhões de espectadores por obra, com picos de até 12 milhões de espectadores.
PRIMEIRA SEMANA
7,9 K
Os dados do anuário da ANCINE mostram que em média, na primeira semana, os filmes nacionais levam 7,9 mil pessoas a cada sala de cinema em que são exibidos, contra 3 mil, em média, nas salas dos filmes internacionais.
SALAS DE LANÇAMENTO
3x
Segundo a ANCINE, filmes internacionais são exibidos na primeira semana, em média, em 272 salas, enquanto que filmes nacionais estreiam, em média, com apenas 81 salas, três vezes menos.
O cinema
em números
blog: Product Placement Brasil
La Fourmi deixa você por dentro das estratégias de marketing cultural e product placement adotadas pelas marcas.