

Sinopse / resumo:
Preenchida por 12 números musicais, letras de samba, de rap e diálogos dramatizados, contará a história de lideranças culturais da Vila Mariana, dentre eles, o compositor José Luiz Luccas Barbosa, autor de “Embaixada de sonho e de bamba” – samba enredo campeão do carnaval paulistano de 1980 pela Mocidade Alegre – pai do idealizador do projeto, José Luiz Schener Barbosa, o “Crespo MC”, rapper da cena Paulistana, premiado, reconhecido e até hoje produtor cultural da Casa di Caboclo, um espaço multicultural situado no coração do bairro, uma casa de resistência, que desde de sua fundação já abrigou reuniões do Clube Negro de Cultura Social e da Associação dos Negros do Brasil e foi construída, na década de 1950, pelo avô de Crespo, José Assis Barbosa, o “Borba”, atleta futebolístico, ativista da causa negra, colaborador do jornal “Clarim da Alvorada” e um dos fundadores do Clube Negro de Cultura Social.
Crias da Vila é uma exaltação à negritude paulistana. Um pedaço da história de São Paulo que poderá ser apresentada ao mundo.
Apresentação:
“Crias Da Vila – Uma Ópera Urbana” é um espetáculo musical, com 12 faixas, dividido em 3 atos, com duração prevista para 3 horas de espetáculo e 15 minutos de intervalo. Nesse período, a biografia de diversas personalidades e lideranças populares no tradicional bairro da Vila Mariana e região.
Pensado para ser montado no icônico Teatro Oficina, com público esperado em torno de 10.000 pessoas na primeira temporada, o espetáculo terá um formato preparado para apresentações itinerantes, levando música, atuação e muita tradição paulistana por todos os cantos do Brasil.
Serão mais de 10 músicos e 20 atores em cena, além de uma robusta equipe técnica para produzir uma obra capaz de impressionar o mais exigente dos públicos. Com grande potencial de engajamento em redes sociais, playlist exclusiva publicada nas principais plataformas digitais e mídia espontânea na grande imprensa da cidade, essa obra oferecerá cultura à população e uma enorme visibilidade aos patrocinadores.
Com muito samba, rap, histórias e biografias, Crias Da Vila se propõe a ser um grande registro histórico para eternizar a tradição de um bairro que, visualmente, não para de se transformar. Essa Ópera Urbana é um presente que a cultura de São Paulo merece receber.
Justificativa:
O desenvolvimento econômico, inevitavelmente, principalmente, em uma cidade como São Paulo, cujo solo já escasso se faz cada vez mais raro, para o bem e para o mal, acaba por substituir bairros tradicionais, por bairros modernos, com maior capacidade habitacional, mais adensados, planejados e eventualmente reorganizados por planos diretores aprovados. Porém, a história não deve ser apagada junto a paisagem.
Crias da Vila tem por ambição a conservação da história de uma região que, visualmente, já foi bastante modificada, mas que ainda possui, encravado em suas ruas mais tradicionais, pedaços de história que abrigam personagens responsáveis por construir aquela teia urbana, hoje, tão valorizada e disputada por incorporadoras e seus empreendimentos.
Se frear as mudanças é inviável, Crias Da Vila viabiliza a eternização da história de um dos territórios mais tradicionais de São Paulo, com muita música, arte e cultura.
Cabeças de equipe:
Idealizador
José Luiz Schener Barbosa (Crespo MC)

Direção de Arte
Marcella Metne

Produtor Executivo
Antônio Pedro Porto

Oportunidades de financiamento:
Orçamento total:
BRL
385.340
Cota mínima disponível:
BRL
38.530
Cota máxima disponível:
BRL
385.340
O projeto conta com incentivo fiscal e abatimento de até 100% da cota de patrocínio contratada.
Elenco principal:
Crespo MC, Grupo Arte Final, Mestre Zé Carlinhos, Waldir Santos, Paulo Kauê e Baianinho do Cavaco.
