Com melhor custo-benefício, marketing cultural mantém empresa em evidência por 24 meses, ao custo de 15 segundos de TV
- La Fourmi Cultural
- 6 de mai.
- 5 min de leitura
Somados os investimentos em patrocínio para três edições do Prêmio PIEC, o grupo Ambipar gastou metade do custo de um intervalo de 30 segundos na TV e se manteve em evidência, projetando sua mensagem de sustentabilidade por 24 meses.
Em meio às incertezas da pandemia de Covid, o Grupo Ambipar, por meio de seu setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, incumbiu a benV 360 de criar algum projeto social relacionado às atividades da empresa.
Em pouco mais de 30 dias o primeiro esboço do prêmio PIEC foi desenvolvido, apresentado e aprovado. Era hora de colocar as mãos na massa e tirar do papel, aquele que viria a ser, o maior prêmio científico do país, voltado à educação básica.
Como todo projeto piloto, os recursos eram escassos, mas o resultado não deixou a desejar. Logo na primeira edição o prêmio atraiu a inscrição de 120 professores e quase 250 estudantes, que inscreveram os 104 projetos inscritos, quatro a mais que a meta estabelecida.
Com duração aproximada de 8 meses por edição, entre a divulgação do edital e a divulgação dos resultados, o PIEC chegou à sua 3ª edição e parece agradar aos patrocinadores, já que o Grupo Ambipar se mantém como patrocinadora oficial desde a primeira edição. O motivo não é de se estranhar, afinal, o prêmio promove uma grande visibilidade e reconhecimento de marca da empresa além de, através da educação, popularizar o conceito de Economia Circular na sociedade, uma de suas principais áreas de atuação.
À primeira vista, não é muito intuitivo imaginar a importância do prêmio, para o ganho de marca da empresa, afinal, trabalhando com emergências ambientais, crianças, adolescentes e professores não são um público consumidor potencial direto, porém, os resultados vão muito além da visibilidade para esse público. Além de conseguir entender o ambiente de pesquisa e iniciação científica, através do prêmio PIEC também é possível mapear os talentos científicos, observar tendências e conhecer aqueles que serão futuros cientistas, pesquisadores e profissionais das diversas áreas científicas.
Outro ponto que também mostra a relevância do prêmio PIEC é que ele já foi citado por veículos de imprensa como VEJA, CBN, Record e até pela imprensa de órgãos públicos, como o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe que repercutiu a vitória de uma de suas escolas estaduais na segunda edição do PIEC. E quando o poder público olha para o prêmio, um potencial cliente do grupo Ambipar está vendo a sua marca explícita em todas as comunicações do projeto. É retorno espontâneo de mídia, de marca e quiçá, comercial.
A melhor parte, do ponto de vista da empresa patrocinadora, sem sombra de dúvidas é o custo-benefício disso. Com um investimento equivalente à metade do custo de uma única inserção comercial de 30 segundos em uma grande emissora, a Ambipar conseguiu 24 meses de visibilidade de destaque em um dos maiores prêmios científicos do Brasil, algo muito benéfico e positivo a uma empresa cuja atuação envolve um intenso programa de inovação para desenvolver soluções ambientais.
Como se já não fosse o bastante, a relação custo-benefício fica ainda melhor quando se pensa na visibilidade permanente, através dos livros de registos, cheques cenográficos, certificados, placas do laboratório legado, vídeos da premiação, postagens em redes sociais, papel-carta timbrado etc.
GANHO DE MARCA EM NÚMEROS:
Ao analisar os números do prêmio PIEC, fica ainda mais fácil entender por que o patrocínio se renova há 3 edições. A começar pelo alcance, talvez o número fique um pouco abaixo do que a audiência da maior emissora do país, mas levando em consideração que os investimentos não chegam a 50% do custo da inserção/reprodução de uma única vinheta na grade de uma emissora, os 12 milhões de impressões/visualizações são um excelente resultado.
Além disso, são cerca de 40 mil acessos ao site, com tempo médio de engajamento na casa dos 4 minutos, com picos de 18 minutos durante o período de inscrição dos projetos. Um número de fazer inveja nos resultados possíveis com uma inserção comercial na TV, nos tempos atuais. E ao chegar ao site, cada pessoa será impactada pelo menos 3 vezes pela marca patrocinadora, já que a marca está na página inicial, no rodapé, no edital, nos certificados digitais, nos comunicados, no e-mail marketing, no formulário de inscrição e nas postagens das redes sociais, sempre em destaque. São cerca de 50 mil visitas com engajamento nas redes sociais do prêmio onde são divulgados comunicados, informações sobre o prêmio, prazos de inscrição etc.
E como se isso tudo já não fosse suficiente o projeto ainda entrega impacto social permanente através dos prêmios. A cada edição o Prêmio PIEC premia os projetos e para a escola vencedora da categoria Pomar Científico, é entregue um laboratório completo. Ao todo, mais de 200 mil reais já foram entregues em premiações, incluindo 02 laboratórios legados que atendem, anualmente, 1.700 crianças e adolescentes em suas necessidades de aprendizagem científica. Com o laboratório legado da 3ª edição o número de atendidos por ano deve chegar a cerca de 2.500 estudantes.
Os laboratórios legados, atendendo a 1700 estudantes por ano, são um exemplo muito claro do impacto social permanente do prêmio, porém, não é o único. Para disseminar a importância da ciência escolar, precisamos que cada vez mais professores e escolas adotem a prática científica precoce, por isso, o melhor indicador de impacto permanente é o crescimento do alcance pedagógico. A cada ano, mais escolas e mais professores desenvolvem projetos sustentáveis com seus estudantes, para submeterem ao prêmio PIEC e ainda que não seja possível todos vencerem, o fato de a prática científica entrar na programação escolar de cada vez mais escolas, já é o maior legado que o PIEC pode deixar na sociedade.

A terceira edição está em período de avaliação dos projetos, segue a todo vapor e a agência La Fourmi já negocia a renovação com a Ambipar, enquanto busca novos patrocinadores para ampliar o impacto do prêmio. Fale com a nossa equipe e se junte às empresas apoiadoras do prêmio PIEC. Alcance o melhor custo-benefício em ganho de marca.