Destaques da 1ª edição do PIEC

1º PIEC

Na primeira edição, mais de 244 estudantes, de 07 a 18 anos e 123 professores inscreveram um total de 104 projetos das mais diversas complexidades.

A inscrições vieram das 5 regiões do país, com um especial destaque para as regiões sudeste e nordeste do país, responsáveis por 71% dos projetos inscritos. 

Sobre o PIEC

O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico foi desenvolvido com o claro propósito de incentivar o ensino escolar através da prática científica. Para isso, o edital prevê a participação de estudantes do ensino básico (fundamental, médio e médio-técnico).

Para alcançar o objetivo o PIEC se inspirou na prática esportiva, mais precisamente no futebol, o esporte mais praticado no Brasil, desde a primeira infância até a fase adulta, um comportamento que massificou o esporte e dessa massificação sempre colheu bons frutos como as cinco Copas do Mundo, medalhas Olímpicas e grandes nomes como Ronaldinho, Ronaldo, Romário, Zico, Sócrates, Rivelino, Garrincha, Pelé e tantos outros nomes inesquecíveis e premiados como melhores do mundo.

Espera-se que o estímulo à prática científica seja capaz de revelar cada vez mais talentos para a ciência, de forma que o Brasil exporte ciência de ponta, tanto quanto exporta craques de futebol.

Inspiração

e homenagem

O incentivo à prática científica que o PIEC pretende, segue uma premissa bem definida: A ciência se faz "sobre os ombros dos gigantes". Essa expressão, creditada ao filósofo francês Bernardo de Chartres, se refere a contribuição multigeracional que resulta nas conquistas e descobertas científicas e tecnológicas de hoje.

Todas as descobertas  e conquistas de hoje, estão recheadas de conceitos descobertos no passado, como a matemática, cujos primeiros conceitos de contagem e medida datam de 3.500 a.C. 

 

Para  inspirar as novas gerações, escolhemos homenagear os gigantes do passado, nesta primeira edição representado pelo prof. José Goldemberg, PhD em Ciências Físicas pela USP e um dos melhores exemplos de carreira acadêmica associada a prática empreendedora já que acumula em seu currículo a presidência de grandes empresas como CESP, CPFL, Comgás e Eletropaulo

Canudinhos Biostentáveis

Carnaubal - CE 

Categorias:
Futuro Brilhante

e Nova Realidade

BioStretch:

Plástico Biodegradável

Osório - RS

Categoria:
Consciência Circular

Dioneia Schauren

Toledo - PR

Categoria:
Mestre Inspirador

Vespertilio 01:

O Robô Semeador

Cascavel - CE

Projeto finalista

5º Lugar

na classificação geral 

Uso do biofilme comestível

na conservação de alimentos

Toledo - PR

Projeto finalista

3º Lugar

na classificação geral

Colégio Estadual

Jd. Porto Alegre

Toledo - PR

Categorias:
Pomar científico

e Inst. Pública do Ano

Apoio:

Patrocinadores

Apoie o 2º PIEC

Quer apoiar o PIEC na missão de promover o empreendedorismo científico no ensino básico?

 

Entre em contato, vamos juntos fortalecer a ciência e a educação!

Agradecemos o contrato!Retornaremos o contato em breve

© 2020 - 2021 Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico

  por benV 360 | Todos os direitos reservados.

REALIZAÇÃO:

© 2023 by La Fourmi. Trabalhamos incansavelmente pela Arte

Uma empresa: