
Destaques da 1ª edição do PIEC
1º PIEC

Na primeira edição, mais de 244 estudantes, de 07 a 18 anos e 123 professores inscreveram um total de 104 projetos das mais diversas complexidades.
A inscrições vieram das 5 regiões do país, com um especial destaque para as regiões sudeste e nordeste do país, responsáveis por 71% dos projetos inscritos.
Sobre o PIEC
O Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico foi desenvolvido com o claro propósito de incentivar o ensino escolar através da prática científica. Para isso, o edital prevê a participação de estudantes do ensino básico (fundamental, médio e médio-técnico).
Para alcançar o objetivo o PIEC se inspirou na prática esportiva, mais precisamente no futebol, o esporte mais praticado no Brasil, desde a primeira infância até a fase adulta, um comportamento que massificou o esporte e dessa massificação sempre colheu bons frutos como as cinco Copas do Mundo, medalhas Olímpicas e grandes nomes como Ronaldinho, Ronaldo, Romário, Zico, Sócrates, Rivelino, Garrincha, Pelé e tantos outros nomes inesquecíveis e premiados como melhores do mundo.
Espera-se que o estímulo à prática científica seja capaz de revelar cada vez mais talentos para a ciência, de forma que o Brasil exporte ciência de ponta, tanto quanto exporta craques de futebol.
Inspiração
e homenagem
O incentivo à prática científica que o PIEC pretende, segue uma premissa bem definida: A ciência se faz "sobre os ombros dos gigantes". Essa expressão, creditada ao filósofo francês Bernardo de Chartres, se refere a contribuição multigeracional que resulta nas conquistas e descobertas científicas e tecnológicas de hoje.
Todas as descobertas e conquistas de hoje, estão recheadas de conceitos descobertos no passado, como a matemática, cujos primeiros conceitos de contagem e medida datam de 3.500 a.C.
Para inspirar as novas gerações, escolhemos homenagear os gigantes do passado, nesta primeira edição representado pelo prof. José Goldemberg, PhD em Ciências Físicas pela USP e um dos melhores exemplos de carreira acadêmica associada a prática empreendedora já que acumula em seu currículo a presidência de grandes empresas como CESP, CPFL, Comgás e Eletropaulo.
Canudinhos Biostentáveis
Carnaubal - CE
Categorias:
Futuro Brilhante
e Nova Realidade

BioStretch:
Plástico Biodegradável
Osório - RS
Categoria:
Consciência Circular

Dioneia Schauren
Toledo - PR
Categoria:
Mestre Inspirador

Vespertilio 01:
O Robô Semeador
Cascavel - CE
Projeto finalista
5º Lugar
na classificação geral

Uso do biofilme comestível
na conservação de alimentos
Toledo - PR
Projeto finalista
3º Lugar
na classificação geral

Colégio Estadual
Jd. Porto Alegre
Toledo - PR
Categorias:
Pomar científico
e Inst. Pública do Ano





Apoio:
Patrocinadores



